Eai gente. Como 'cês' estão? Minha primeira semana de aula já começou punk e a tendência é só piorar, mas, juro não abandonar vocês, só não garanto conseguir la pra fim de Abril e de Maio em diante postar com regularidade. Porém, como prometido, hoje vou falar de uma das viagens que eu fiz. Então, vamos:
Ponta Porã (MS) - Paraguai
História:
Caso vocês não saibam Ponta Porã fica no estado do Mato Grosso do Sul (MS), cuja a Capital é Campo Grande, no Centro- Oeste do Brasil. Ela é uma cidade que fica na fronteira seca entre Brasil e Paraguai.
Antes de ser parte do Brasil, devido a conquista na Gerra do Paraguai, ela era Paraguaia, extensão de Pedro Juan Caballero, e sua população, como em toda a America, era de origem indígena, mas precisamente, Guarani. Porém, anos mais tarde devido a chega dos colonizadores começou a ser explorada/ habitada também por Portugueses e Espanhóis, que comercializavam a Erva Mate.
Curiosidades:
Economia: Agricultura e Pecuária, principalmente soja, milho e trigo.;
População de 88 mil hab.;
Altitude média de 755m;
Clima é temperado;
Seu nome quer dizer Ponta Bonita em Guarani;
Seu nome quer dizer Ponta Bonita em Guarani;
Seus habitantes falam "Portunhol" (Português + Espanhol) e/ou "Guaraportunhol" (Portugês + Guarani + Espanhol).
Eu e a minha mãe fomos de avião até Campo Grande e de lá alugamos um carro, o aeroporto mesmo. Lá tem a: Localiza, Movida, Unidas. Há também a opção de ir de Ônibus rodoviário...
Pra chegar em Ponta tem duas opções de trajeto: BR 163/ BR 463, caminho feito na ida, que infelizmente demorava mais, e MS 162/ MS 164.
Onde comer no caminho: Caminho mais curto . Como eu não tinha ideia de fazer uma postagem sobre a viagem, acabei esquecendo de pegar o endereço de onde almoçamos. Na próxima isso não irá acontecer. Eu garanto.
Bom, obviamente, compras no Paraguai. 😆
Mercado: Maxi;
Um fato engraçado: Quando a gente foi no mercado, como eu disse, tudo no 'dindin' Guarani e eu e a minha mãe, sem saber quanto seria em real, Compramos um refri de 600ml por 6000 Guaranis e uma Água 2l por 3500. Chegamos no caixa e a mulher falou: " Deu tes e cinquenta". Minha mãe pago com uma de 20 e recebemos 16,50. Nossa reação pelo preço total da conta: Eu e a minha mãe nos olhamos e começamos a rir. 😂 3,50 e nós entendemos 10,50. Nunca pagamos tão barato.
Ficamos nesse: Porta do Sol Palace Hotel. O café da manhã e outras refeições, que eu não sei se estão inclusas, é no da frente (O Barcelona), que é do mesmo dono. Eles não em site, por tanto, o link vai te jogar para o maps.
Dicas:
Dependendo da época do ano, é melhor levar roupas boas de inverno, pois chega a 0°C ou menos, mas no Verão é uns 30°C fácil;
Os camelôs obviamente são em sua maioria iguais aos nossos;
O limite da cota é de US$ 300,00, dividido em determinadas proporções de produtos; Compre Chipa, é tipo um pão de queijo Paraguaio, sã vendidos na rua mesmo. (Um só não te mata eu juro) - Receita de Chipa;
O limite da cota é de US$ 300,00, dividido em determinadas proporções de produtos; Compre Chipa, é tipo um pão de queijo Paraguaio, sã vendidos na rua mesmo. (Um só não te mata eu juro) - Receita de Chipa;
Não ultrapasse a fronteira sem identidade ou passaporte;
Segue fotos da viajem:
Segue fotos da viajem:
![]() |
Tirada na estrada de ida |
![]() |
Lago do restaurante da volta |
Bom é isso pessoas. A viagem foi divertida e eu comprei algumas coisinhas legais, muitas das quais eu não achava ou não compensava comprar aqui no Rio. O único incomodo foi o Aeroporto de Congonhas que ficava mudando o portão de lugar e atravessar a pé pra ir pra Pedro Juan, já que o carro não era segurado, por tanto, não podia ir pro Paraguai. Espero que o post tenha sido útil e deixado vocês com vontade de ir.
Vlw g@lera!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário